segunda-feira, 6 de outubro de 2008

primeiro turno

Perdi a conta de quantos assuntos estão pendentes, mas você não aparece! Passo por aqui a sua procura e nada. Cansou de mim? Você sabe, um atraso e já me sinto abandonada... Tanto tempo de silêncio é um desamparo! Quase irremediável.

O mundo está mais caótico que no domingo passado. As bolsas de valores (os homens chamam assim!) despencaram por toda a parte. Anunciaram a morte do trema e de outros diferenciais para a nossa língua. O tempo não acha direção: é um tal de frentes frias e quentes que em breve, quando determinarem o horário de verão em plena primavera, estaremos em dúvida se o inverno realmente acabou. Hoje mesmo o mês (será que esse acento vai permanecer?) virou, mas isso não impediu mais um domingo de chuva fina.

Fui votar. Primeiro o dever cívico, mas depois corri para a nossa esquina crente de que hoje você não me escapava, e... nada. Comi uma coisa correndo e resolvi ir pra casa acompanhar a apuração. Medo, meu caro. Muito medo da falta de opção. Mas, ufa, segundo turno. Acalanto alguma ilusão. A chuva engrossou mais um pouco, ralentando o dia. Resolvi então conferir os nossos próximos possíveis vereadores. Pra que! Querido, são 27 partidos nos oferecendo 1.224 candidatos! Temos dois partidos comunistas, o Brasileiro e o do Brasil. Sete trabalhistas: pra tudo que é gosto – Cristão, Renovador, Socialista Unificado, Brasileiro, do Brasil, Nacional e sem sobrenome... Partidos Socialistas, Democráticos, Republicanos, Progressistas e Liberais são todos, claro! É difícil decidir.

Vamos aos candidatos afinal. Generalizações são sempre perigosas, uma tangente do preconceito. Num levantamento rápido, perdi a conta de quantos “Doutores” e “Professores” tínhamos à nossa disposição e você sabe, candidato tem nome artístico. O Dr Magnelson, por exemplo, está sem chance, mas o Prof. Uoston, com seus 14.281 votos, no mínimo deverá ser suplente... deve ser gente de respeito, você não acha?

Para ser candidato, fiquei sabendo que é necessário ser brasileiro; alfabetizado; ter maioridade; gozar o pleno exercício dos direitos políticos; estar listado eleitoralmente; há pelo menos um ano ter domicílio eleitoral na circunscrição e ser filiado a um partido político. Condições cumpridas portanto por candidatos como Tarzan, Sombra, Papai Noel, Cheiroso e Bacana. A nossa sorte é que eles foram ultrapassados por Betinho Já É!!! (as exclamações fazem parte do nome) e Edivaldo Popular Baixinho, que por sua vez também ficaram para trás. Já pensou a Câmara dos Vereadores que eles comporiam?

Mas, cá pra nós, a democracia é realmente nobre. Estavam lá, com número, partido, coligações e pleito o Tuninho das Bicicletas, o Waltinho da Academia (e o Claudinho também), o Joca da Quitanda, o Jorginho da Guarda, e o das Vassouras. E chefiando essa turma, meu amigo, disputando o nosso voto, o Cícero do Jegue e o Barriga do Açougue.

Tinha o Vovô Golçalves, o Zé da Vó e o Wilsinho Xodó da Vovó. Impressionante! E com esse negócio de que a gente só pode escolher um, fica complicado. Como decidir entre Margarida das Comunidades e Maria Chupetinha? Me diz! Gasparetto ou Gasparzinho? Hein? Pensas que acabou? Não estamos nem na metade. Fiquei louca com uma turma da pesada. Malandro bom sabe? Daqueles da Lapa no tempo do terno de linho e chapéu Panamá. Saca só a lista, todos eles esperando por você: Pedrinho Fogo Puro, Raimundo Camelô, Jorge Baixa Renda. Esse deve ser honesto! Tal qual Julio César Cidadania, com nome de imperador e tudo. É pra ficar na história! E Gilberto Tt Barão, Pantera Van Q Vem, Tião Bigode... O que dizer de Rutinaldo Mofato! E de Alcoobola?!

Já me via caminhando nas ruas estreitas de paralelepípedo, apreciando a noite de outros carnavais, quando fui surpreendida de jeito. Pela honra do meu voto, pregando na praça estavam Kaká da Fé e o Pastor Nilson O Abençoado. Disputavam aleluias com A Bispa Lourdes P Glória de Deus e com a Graça Abençoada. Todos em coro. O Senhor seja louvado!

Um caleidoscópio do povo! No desespero, tanto deve valer a fé quanto a magia. Tem lugar até para o Amigo Mago e o Abracadabra. E há também o grupo da redenção: Luiz O Enfermeiro do Povo ou Ari Virgínio O Remédio, além do Corrêa Neles. Nesse espírito tão afetuoso foi triste saber que Carlinhos O Seu Querido não conseguiu nenhum voto, tadinho, não deve mais ter mãe...

Acabei comovida realmente com o Talbinha. Ele prometeu lutar contra as enchentes. E disso, o Rio tá precisando. Quanto mais nesses dias assim... Vou dormir tranquila hoje. Já sem trema, antecipando os novos tempos, quando o Rio há de ter solução.

Continuo te esperando, saudade;
Guilhermina

PS. A segunda amanheceu seca. E agora já é fato, para vereança teremos por longos quatro anos a família Garotinho, o Bombeiro Girão e Carminha Gerominho. O povo é tão soberano quanto sua lucidez, certo? Como será que andam as pesquisas para habitarmos a Lua ou Marte?

Nenhum comentário: